A atriz Dercy Gonçalves morreu neste sábado aos 101 anos no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro. Leia abaixo alguns dados sobre a vida da artista:

Dercy Gonçalves era nome artístico de Dolores Gonçalves Costa, que nasceu em 23 de junho de 1907, em Santa Maria Madalena, a 219 km do Rio de Janeiro.

Dercy iniciou sua carreira no teatro em 1929, integrando o elenco da Companhia Maria Castro. Ela participou do auge do Teatro de Revista Brasileiro, nos anos 30 e 40.

A partir da década de 60, Dercy inicia espetáculos no quais contava fatos autobiográficos de sua vida. Ela atuou, desde o início na Revista, em diversos filmes do gênero chanchada e comédias nacionais.

Na televisão, chegou a ser a atriz mais bem paga da TV Excelsior no início da década de 60. 

De 1966 a 1969 apresentou na TV Globo um programa de auditório de muito sucesso, Dercy de Verdade, que saiu do ar com o início da censura no país.

No final dos anos 80, Dercy passou a integrar corpos de jurados em programas populares, como os apresentados por Sílvio Santos. Ela participou, entre outras, das novelas "Que Rei Sou Eu?" (1989) e "Deus nos Acuda" (1992), da TV Globo.

Sua biografia se intitula Dercy de Cabo a Rabo (1994), e foi escrita por Maria Adelaide Amaral.

Leia mais sobre: Dercy Gonçalves

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.