Vegetação cobre 17% do Estado de SP, diz mapa

O governo de São Paulo acaba de concluir um mapeamento que mostra que 17,3% do território do Estado é coberto por vegetação. O dado é baseado em imagens de satélite dos anos 2008 e 2009.

Agência Estado |

A informação foi apresentada ontem pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano.

O levantamento anterior, publicado em 2005 a partir de dados de 2001 e 2002, mostrava uma cobertura vegetal de 13,9%. Mas não é possível dizer que a diferença entre os 4,3 milhões de hectares vistos agora e os 3,4 milhões de hectares de vegetação observados anteriormente seja um crescimento real de florestas em São Paulo.

Isso porque os pesquisadores utilizaram dessa vez imagens de satélite quatro vezes mais detalhadas, que enxergaram mais áreas verdes. É como se antes as imagens fossem embaçadas e, agora, tivessem ficado mais nítidas. Em vez do satélite sino-brasileiro Cbers foi usado o japonês Alos.
A estimativa dos pesquisadores é que o aumento real de áreas verdes - tirando, portanto, as que apareceram só agora por deficiências de visualização anteriores - tenha sido de 94,9 mil hectares. "O próximo passo será localizar as áreas", disse Marco Nalon, que coordenou o inventário florestal. O mapa foi feito por 16 especialistas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG