Vargas Llosa dispara contra Lula e Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e seus vassalos são uma ameaça para a América Latina, disse nesta sexta-feira o escritor peruano Mario Vargas Llosa, que criticou Luiz Inácio Lula da Silva por seu apoio a ditadores.

AFP |

"Se acredito que Chávez e o que ele representa, com seus estados vassalos, são um perigo para o futuro da América Latina?! Sem dúvida nenhuma, principalmente se não encontrarem um freio" - declarou Vargas Llosa durante a Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, no México.

Vargas Llosa criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por manter uma política externa de "vergonha, com uma política democrática interna e outra política antidemocrática, externa".

Segundo o escritor, parece que Lula apoia "ditadores e aprendizes de ditadores" por "razões de estratégia política", quando a política e a moral "não devem estar dissociadas".

Vargas Llosa destacou que aprendeu com os tropeços políticos para ser agora "mais prudente e menos polêmico", e destacou que o México é que deveria ser o líder da América Latina, e não o Brasil, porque a nação mexicana tem muito mais recursos.

lp/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG