Vargas Llosa anuncia novo livro, dedicado a Juan Carlos Onetti

Montevidéu, 17 mai (EFE) - O escritor peruano Mario Vargas Llosa já escreveu boa parte de seu próximo livro, intitulado El viaje a la ficción, dedicado à obra do uruguaio Juan Carlos Onetti, informou hoje a imprensa de Montevidéu. O escritor destacou em entrevista concedida ao jornal El Observador em Manhattan (Nova York) que a idéia do ensaio surgiu depois que, no ano passado, foram ministrados alguns cursos sobre a obra de Onetti na Universidade de Georgetown, em Washington, com um grupo muito entusiasmado, e foi uma experiência magnífica. No livro, segundo se depreende da entrevista, são compartilhados detalhes sobre sua visão da narrativa de Onetti. Ele afirmou que sempre achou que Onetti é um dos grandes escritores modernos, mas ainda não tem esse reconhecimento universal que tem a qualidade de sua obra. Segundo Vargas Llosa, ele teve que pesquisar a fundo na análise da obra.

EFE |

"Basicamente, o que faço é investigar a maneira como ele utilizou a ficção como um mundo alternativo, no qual se refugiam os seres humanos que acham esta vida intolerável, asfixiante, frustrante e como sua maneira de se defender frente à infelicidade", disse.

O escritor ressaltou que a resposta à derrota cotidiana "é a imaginação: fugir para um mundo de fantasia. Ou seja, aquela operação de onde nasceu a literatura, pela qual existe literatura e por isso o título do ensaio". EFE apl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG