Vale está otimista com retomada da economia mundial

O diretor executivo de Finanças da Vale, Fábio Barbosa, traçou hoje um cenário bastante positivo para a economia mundial e o mercado de minério de ferro. O que vimos hoje claramente é o início de um novo período.

Agência Estado |

Estamos em uma situação distinta, principalmente do primeiro trimestre de 2009", afirmou o executivo, durante palestra para investidores e analistas financeiros da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Apimec-Rio).

Segundo ele, a recuperação da economia mundial "já se iniciou" e pode ser visualizada melhor por meio dos indicadores mais favoráveis, divulgados recentemente, por economias como as do Reino Unido e dos Estados Unidos. Apesar de otimista, Barbosa admite que é preciso ter cautela, porque as economias em desenvolvimento ainda vão demorar para retornar aos patamares anteriores ao agravamento da crise financeira, em setembro do ano passado. "Dado o estrago da crise, esse é um processo que irá levar tempo", afirmou.

Entretanto, o diretor se mostrou bastante animado com os sinais de recuperação da demandada por matérias-primas na Europa, região que, antes da crise, absorvia 25% da produção de minério de ferro da Vale. "Para nós, essa recuperação é muito importante. Fomos (a companhia) mais afetada pela geografia do ajuste", disse Barbosa, ao lembrar que as concorrentes australianas, por estarem mais próximas da Ásia, já tinham uma parcela maior de suas vendas concentradas na China. O país asiático foi um dos menos afetados pela crise e vem mostrando incremento em suas compras de minério de ferro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG