Valdir Raupp é o novo vice-presidente do PMDB

O senador Valdir Raupp foi escolhido o novo vice-presidente do PMDB. Havia uma disputa pelo cargo, já que o vice vai comandar o partido se o presidente Michel Temer (SP) se licenciar para entrar como vice na possível candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à presidência do Brasil.

Agência Brasil |

"Não houve nenhuma queda de braço, nenhuma disputa. Não tinha nenhuma lógica, já que havia praticamente consenso pra uma chapa única", disse Raupp.

O cargo de vice do PMDB é fundamental porque se Michel Temer for se candidatar à vice-presidência da República, precisará se licenciar do partido. Com isso, o vice irá assumir o comando do partido com maior representação na Câmara e no Senado.

"Eu não vou ficar pensando nisso. Se o presidente Michel Temer talvez for indicado vice na chapa da ministra Dilma, é provável ele peça uma licença. Daí, terei muita satisfação de assumir o partido, continuando esse processo de unidade, estruturando nos estados para que o PMDB possa sair dessas eleições com a vitória em todos os níveis", disse Raupp.

Temer evita falar em candidatura

Ao chegar para a convenção do PMDB , o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), evitou falar em candidatura à vice na chapa com o PT nas eleições presidenciais de outubro. O nome dele é um dos cotados para ser vice da provável candidata do PT, Dilma Rousseff, à Presidência da República.

"Questão de candidatura e de alianças é para outra convenção. Aqui é para a escolha da executiva. Deixa esse assunto para depois", disse.

Mas, durante o discurso, afirmou que o partido chegará ao mês de julho unido para definir o assunto. "Se fizermos uma aliança, como muito possivelmente vamos fazer, vamos estabelecer um programa para o país", completou.


Temer discursa ao lado de José Sarney / Ag. Brasil

Temer ainda minimizou os questionamentos jurídicos feitos por uma ala do partido contrário à realização da convenção neste sábado. Disse que houve apenas "uma pequena guerra de liminares".

Ontem, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal concedeu a liminar suspendendo a convenção. Durante a madrugada, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha, suspendeu a liminar e manteve o evento neste sábado .

"É um processo tranquilo. Tranquilidade absoluta: política e jurídica", afirmou Temer.

A convenção do PMDB

A eleição na convenção do PMDB é feita em duas etapas. Primeiro, a escolha do diretório. Depois de apurados os votos, o novo diretório se reúne e escolhe a executiva: presidente, vice e outros integrantes. O nome de Temer para a presidência deve ser escolhido por aclamação.


Cúpula do PMDB decide os rumos do partido em Brasília / Ag. Brasil

*Com informações da Reuters e Agência Brasil

Leia mais sobre convenção do PMDB

    Leia tudo sobre: pmdb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG