Vai a 65 total de cidades atingidas por enchentes no Ceará

O número de cidades atingidas por enchentes no Ceará subiu de 55 para 65 em um dia, revela levantamento divulgado hoje à tarde pela Coordenação Estadual da Defesa Civil. Mais duas mortes foram registradas, ambas em Russas, no Vale do Rio Jaguaribe, elevando para o nove o número de mortos em decorrência das chuvas no Estado.

Agência Estado |

Os feridos chegam a 134, os desalojados - que estão em casas de amigos ou parentes - somam 24.364 e os desabrigados - que dependem de abrigos públicos -, 16.363.

Em São Gonçalo do Amarante, no Vale do Curu, o rio subiu destruindo casas e deixando comunidades ilhadas. "Nunca vi uma cena tão terrível como essa", disse a costureira Alice Pereira em entrevista a uma emissora local de televisão. Quinze pessoas tiveram de ser resgatadas na cidade, hoje de manhã, por técnicos da Defesa Civil.

De acordo com o vice-prefeito de São Gonçalo, Francisco Braga, existe um projeto na Prefeitura para a retirada da população que mora às margens do rio, mas ele só deve ser posto em prática dentro de seis a oito meses. Enquanto isso, a população ribeirinha está sendo levada para abrigos públicos instalados em escolas, cujas aulas foram suspensas. Em Pentecoste, município vizinho a São Gonçalo, toda a população ficou isolada. Uma ponte foi destruída pela cheia do rio e a estrada que poderia ser usada como acesso alternativo ficou intransitável. Segundo técnicos do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), os reparos só poderão ser feitos quando o nível do rio baixar.

De ontem para hoje, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), o maior volume de chuva foi registrado em Pereiro (156 milímetros), cidade serrana localizada no Vale do Rio Jaguaribe, a 358 quilômetros de Fortaleza. A região do Maciço de Baturité também foi afetada por fortes chuvas. Em Fortaleza, apesar do acúmulo de chuva este ano chegar a 1.400 milímetros, quase duas vezes mais que o registrado em períodos normais, o número de desabrigados é de apenas 15 pessoas.

    Leia tudo sobre: chuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG