Vacinação de idosos é prorrogada até dia 29 no País

O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação até o dia 29 de maio da campanha nacional de vacinação de idosos, que terminaria hoje, já que não foi atingida a meta nacional. Até agora foi vacinada 57,61% da população idosa.

Agência Estado |

O objetivo é imunizar 80% dos brasileiros com 60 anos ou mais, o que representa 15,5 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A campanha foi lançada no dia 25 de abril.

A vacinação não se enquadra nos casos de medicação preventiva de gripe que poderiam interferir no combate à gripe suína. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tem alertado a população para o risco de a automedicação contra a gripe comum esconder sintomas da Influenza A (H1N1), a gripe suína, retardando um eventual tratamento.

Segundo o infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. Gustavo Johanson, apesar de os sintomas das gripes serem parecidos, o princípio da medicação - no caso da gripe comum, a vacina - é muito diferente e permite que sintomas da gripe suína apareçam mesmo depois da imunização. Só não devem se vacinar alérgicos à proteína de ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos devem consultar um médico.

    Leia tudo sobre: vacinação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG