Vacinação de idosos contra a gripe começa neste sábado

RIO DE JANEIRO - Com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governo federal lançou nesta quarta-feira no Rio a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe, que começa em todo o País no próximo sábado, dia 25.

Redação com Agência Brasil |

Com o slogan, Deixe a gripe na saudade, a campanha pretende imunizar 80% da população idosa (15,5 milhões pessoas) até o dia 8 de maio. Serão distribuídas 22,1 milhões de doses da vacina contra gripe.

Esta é a 11ª campanha anual de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos. Estudo do Ministério da Saúde mostra que a vacina reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe e em 32% o total de hospitalizações por pneumonia. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite), e inflação nos brônquios (bronquite).

A solenidade de abertura da campanha foi no Retiro dos Artistas, no bairro do Pechincha. Além do ministro da Saúde, participaram o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes.

A vacina estará disponível em todos os postos de saúde do estado a partir de sábado (25), Dia D da campanha, quando as unidades funcionarão excepcionalmente das 8h às 17h.

A única contra-indicação é a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas também não podem receber o imunizante. Quem estiver com gripe, apresentar estado febril ou sintomas de dengue deve esperar melhorar para depois se vacinar.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra a gripe no mundo. Provocada pelo vírus Influenza, a doença atinge todos os anos entre 10% e 20% da população do planeta ¿ algo em torno de 600 milhões de pessoas, informa a OMS.

Os dados indicam que, se não for tratada, a gripe pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano. 

Leia mais sobre: gripe

    Leia tudo sobre: gripe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG