O Ministério da Saúde estendeu até o dia 23 de abril a segunda etapa da vacinação contra a Gripe A (H1N1) para gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e doentes crônicos. Inicialmente, esse grupo seria imunizado até amanhã.

Segundo o ministério, o prolongamento do prazo se deve ao feriado de Páscoa, que começa amanhã também. Assim, a vacinação desse grupo vai coincidir com o início da terceira etapa da campanha, que começa na segunda-feira, com os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos.

Para ser vacinado, é preciso ir aos postos de vacinação levando documento de identidade com foto. Não é necessário apresentar atestado médico comprovando gravidez ou doença crônica. Os estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por definir e divulgar os locais e horários de vacinação.

Todas as grávidas, independentemente do período de gestação, devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Os doentes crônicos com menos de 60 anos devem procurar os postos de vacinação portando documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem.

Os idosos com doenças crônicas acima de 60 anos devem aguardar a próxima etapa (exclusivamente voltada para vacinação), entre os dias 24 de abril e 7 de maio, que ocorre simultaneamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.