Vacinação contra rubéola é prorrogada em onze Estados

SÃO PAULO - A campanha de vacinação contra a rubéola, que se encerraria nesta sexta-feira, foi prorrogada até o dia 19 de setembro em onze Estados. A imunização continua nos Estados do Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Redação com Agência Estado |

Acordo Ortográfico

Nos outros Estados e no Distrito Federal, onde a campanha acabou, o Ministério da Saúde informou que é recomendada a busca de não vacinados, para que se possa detectar grupos que ainda precisam ser vacinados e colocar em prática estratégias locais.

De acordo com um balanço geral divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta, mais de 52,4 milhões (75% da meta nacional) foram vacinados contra a rubéola desde o dia 9 de agosto.

O balanço preliminar divulgou, ainda, as coberturas por região, que ficaram em 79,61% Nordeste, 75,26% na Sul, 73,67 no Sudeste, 69,62% no Centro-Oeste e 68% no Norte.

Segundo o ministério, os dados mostram que os homens procuraram menos os postos de vacinação do que as mulheres, apesar de eles serem o principal alvo da campanha.

Homens e mulheres de 20 a 39 anos devem se vacinar contra a rubéola. Nos Estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, a faixa etária é de 12 a 38 anos.

Postos de vacinação

Neste sábado, entre 8 e 17 horas, 21 estações de Metrô terão postos de vacinação na cidade de São Paulo. Haverá ainda vacinação nos shoppings Light, Pátio Higienópolis e Frei Caneca. No domingo, a campanha acontece no Estádio do Morumbi para imunizar aqueles que quem for assistir ao jogo São Paulo X Flamengo.

No Rio Grande do Sul, as Secretarias Municipais de Saúde estão vacinando em locais com grande fluxo de pessoas, como nos postos de saúde, shoppings, supermercados, fábricas, indústrias, universidades, escolas, feiras, estádios de futebol, rodoviárias, no Acampamento do Parque Harmonia em Porto Alegre.

Leia mais sobre: campanha de imunização

    Leia tudo sobre: vacinação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG