Vacinação contra poliomielite será realizada até as 17h deste sábado

O governo realiza até as 17h deste sábado, em todo o País, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A meta, segundo o Ministério da Saúde, é proteger cerca de 14,7 milhões de crianças.

Redação com Agência Brasil |

Aproximadamente 115 mil postos de vacinação estão à disposição da população, com apoio de 350 mil pessoas e 40 mil veículos (terrestre, marítimo e fluvial), desde as 8h deste sábado. A primeira etapa foi realizada em 20 de junho e atingiu 95,7% do público-alvo.

AE

Meta é vacinar 14,7 milhões de crianças

Início da campanha

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou a segunda etapa da campanha de vacinação na sexta-feira a bordo de barco Dr. Montenegro, da Marinha do Brasil, no interior do Amazonas.

Crianças da comunidade ribeirinha de Paricatuba, localizada no município de Iranduba (AM) ¿ a cerca de 25 quilômetros de Manaus ¿ foram as primeiras no País a receber a dose.

Temporão destacou que levar serviços de qualidade para a população é um desafio para a Amazônia. Essa é uma região diferente que necessita de estratégias diferentes. Os governos federal e estadual, em parceria com a Marinha, fazem um grande esforço para levar saúde a uma população dispersa e de difícil acesso, declarou.

Em entrevista à Agência Brasil, a coordenadora do Programa de Imunização da Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas, Izabel Nascimento, informou que a comunidade de Paricatuba ¿ que tem apenas 2,5 mil habitantes ¿ foi escolhida pelo próprio ministério, com ajuda da Secretaria de Saúde do Amazonas. O ministério quer simbolizar que a vacinação contra paralisia infantil está alcançando até as comunidades mais distantes.

AE
Criança é vacinada em Pernambuco; campanha segue até as 17h

Recomendação

Ainda segundo Izabel, todos os pais e responsáveis devem ficar atentos para levar as crianças de até 5 anos para serem vacinadas durante a campanha nacional contra a poliomielite. Ela alertou que não há contraindicações para tomar a vacina.

O ministério recomenda que crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes de receberem as gotinhas. Sob orientação profissional, a vacinação desse paciente pode ser adiada.

Quem deve ser vacinado

Apesar das ações realizadas durante as duas etapas da campanha, a vacina contra polio é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante todo o ano nos postos de saúde.

Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os 5 anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite em toda a América Latina.

Leia mais sobre poliomielite

    Leia tudo sobre: campanhapoliomielitevacinação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG