Vacinação contra gripe tem Dia Nacional de Mobilização

Meta é imunizar pelo menos 23,8 milhões de pessoas até 13 de maio, quando termina a campanha nacional

Agência Brasil |

Sessenta e cinco mil postos de saúde em todo o País participam neste sábado (30) do Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta é imunizar pelo menos 23,8 milhões de pessoas até 13 de maio, quando termina a campanha. 

Além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, devem receber a dose gestantes, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos e profissionais de saúde. Os grupos foram definidos por apresentar maior chance de complicações e, no caso de médicos e enfermeiras, para evitar a transmissão da doença durante atendimento.

A vacinação contra a gripe é feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças. Menores de dois anos vão receber duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.

A orientação do Ministério da Saúde é que quem tem alergia a ovo não receba a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes de tomar a dose.

Este ano, a campanha vai imunizar também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Isso porque, de acordo com o ministério, a vacina tem como base os três vírus do tipo Influenza que mais circularam no hemisfério sul no ano anterior.

Agência Brasil
Mulher é vacinada em Brasília neste sábado; devem se vacinar idosos, indígenas, gestantes e crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde

São Paulo

Em São Paulo, 300 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe somente até 11h deste sábado, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde. Com isso o total de paulistas vacinados desde a última segunda-feira, quando começou a campanha, chega a quase 1,3 milhão.

Desde as 8h, 7,5 mil postos de vacinação estão abertos em todo o Estado para imunizar a população contra o vírus Influenza. Na capital, 671 unidades ficarão abertas até 17h, das quais 174 são postos volantes, criados exclusivamente para este sábado, o “Dia D” contra a gripe.

* Com informações da Agência Brasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG