USP recruta mulheres entre 60 e 75 anos para estudo sobre sedentarismo

A pesquisadora Maria Cecília Oliveira da Fonseca, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, está recrutando mulheres entre 60 e 75 anos de idade e que estejam sedentárias há pelo menos 6 meses para estudo sobre sedentarismo.

Agência Estado |

O objetivo da especialistas é comparar dois programas de exercícios físicos com objetivo de aumentar as capacidades motoras, sendo que um será desenvolvido em ambiente estável e o outro em ambiente enriquecido.

A pesquisa, orientada pela professora Suely dos Santos, da EEFE, será feita com 60 mulheres, divididas em três grupos: enriquecido, simples e controle. As participantes farão diversos tipos de atividades físicas, como caminhada, exercícios com peso, jogos, alongamento entre outras. Serão avaliados os efeitos dos programas de exercícios sobre as estruturas cerebrais (ressonância magnética cerebral) e, também, sobre as capacidades motoras (bateria de testes funcionais de Fullerton) de idosos. As avaliações ocorrerão antes e depois dos programas e três meses após seu término.

As mulheres interessadas não podem possuir nenhum tipo de metal no corpo (marcapasso, clip de aneurisma, etc). As inscrições podem ser feitas até 19 de dezembro nos telefones (11) 3816-0740 e 3091-2131, com Maria Cecília. As atividades acontecem na EEFE e no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), na Av. Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações: (11) 9858-4957/ 3816-0740 / 3091-2131

Leia mais sobre: sedentarismo

    Leia tudo sobre: pesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG