USP realiza hoje 2º turno para eleger novo reitor

A Universidade de São Paulo (USP) realiza hoje o segundo turno da eleição para reitor, em votação programada para as 13h30. Cerca de 320 eleitores vão escolher três nomes entre os oito candidatos disponíveis.

Agência Estado |

A lista tríplice será enviada ao governador José Serra (PSDB), que vai apontar o vencedor. No primeiro turno da eleição, os três candidatos mais votados foram Glaucius Oliva, João Grandino Rodas e Armando Corbani Ferraz, respectivamente.

O Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) pretende impedir a realização do segundo turno. A entidade convocou uma assembleia para hoje de manhã em frente à reitoria. Até as 12 horas, os funcionários pretendem decidir como vão impedir a realização do pleito.

Segundo o Sintusp, há três representantes dos funcionários entre os eleitores do segundo turno. "É o modelo mais antidemocrático entre as universidades brasileiras", considera Magno de Carvalho, diretor de base do sindicato, que defende eleições diretas para reitor.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) deve se unir ao protesto do Sintusp, mas ainda não decidiu se participará do "boicote físico" para impedir a eleição. Por enquanto, só se comprometeu com um "boicote político", com a realização de abaixo-assinados e manifestações públicas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG