Será realizada amanhã das 8 às 15 horas campanha de doação voluntária de sangue na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. A doação consiste na retirada de cerca de 450 mililitros (ml) de sangue com material descartável, de uso único e estéril.

Em média, o doador permanece no local por 30 minutos, considerando o tempo de atendimento, triagem e coleta.

O doador de sangue deve ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento original com foto. É preciso não estar em jejum, mas a alimentação deve ser leve. Se for doar após o almoço, a pessoa deve esperar pelo menos 1 hora. Em caso de ingestão de bebida alcoólica, o prazo de espera é de 8 horas. Não podem doar pessoas que foram vacinadas contra rubéola nos últimos 30 dias.

A coleta e transporte do material e o atendimento dos doadores amanhã ficará sob responsabilidade do Centro de Hemoterapia do Hospital Santa Catarina. A FCF fica na Av. Professor Lineu Prestes, 580, Bloco 13, Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3091-3677.

O evento tenta minimizar os efeitos da vacinação contra rubéola, que impede doações por 30 dias após a imunização. Na semana passada, o Jornal da Tarde mostrou que bancos de sangue em vários pontos do País estão com estoques em situação crítica em razão da campanha contra rubéola.

AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.