USP fará campanha para doação de sangue amanhã

Será realizada amanhã das 8 às 15 horas campanha de doação voluntária de sangue na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. A doação consiste na retirada de cerca de 450 mililitros (ml) de sangue com material descartável, de uso único e estéril.

Agência Estado |

Em média, o doador permanece no local por 30 minutos, considerando o tempo de atendimento, triagem e coleta.

O doador de sangue deve ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento original com foto. É preciso não estar em jejum, mas a alimentação deve ser leve. Se for doar após o almoço, a pessoa deve esperar pelo menos 1 hora. Em caso de ingestão de bebida alcoólica, o prazo de espera é de 8 horas. Não podem doar pessoas que foram vacinadas contra rubéola nos últimos 30 dias.

A coleta e transporte do material e o atendimento dos doadores amanhã ficará sob responsabilidade do Centro de Hemoterapia do Hospital Santa Catarina. A FCF fica na Av. Professor Lineu Prestes, 580, Bloco 13, Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3091-3677.

O evento tenta minimizar os efeitos da vacinação contra rubéola, que impede doações por 30 dias após a imunização. Na semana passada, o Jornal da Tarde mostrou que bancos de sangue em vários pontos do País estão com estoques em situação crítica em razão da campanha contra rubéola.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG