Uso de condicionador exige conhecimento do tipo de cabelo

Uso de condicionador exige conhecimento do tipo de cabelo Por Eduardo Diório As propagandas de TV que vendem produtos para os cabelos costumam ser uma afronta para algumas telespectadoras. Poucas, afinal, conseguem manter as madeixas sedosas e esvoaçantes durante a semana toda, mas segundo os especialistas é possível ficar com os cabelos iguais aos das modelos dos comerciais.

Agência Estado |

O segredo é usar o condicionador correto e ter uma alimentação balanceada.

"Os princípios ativos usados nos condicionadores formam uma película ao redor dos fios que diminui a perda de água dos cabelos e a desidratação", explica Ademir Júnior, dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar). Segundo ele, essas proteínas também reduzem o impacto das lesões nos fios, os deixando mais fortes e resistentes. "O silicone devolve o brilho aos cabelos e a maleabilidade."

De acordo com Everton de Freitas, especialista em desenvolvimento de produtos capilares da Vital Especialidades, como cada pessoa tem um tipo de fio fica difícil escolher qual é o condicionador ideal. "Para não viciar, a maioria das mulheres troca de produtos periodicamente, fazendo do próprio cabelo um tubo de ensaio." Isso é desnecessário. Para descobrir qual é o produto ideal (sem precisar trocá-lo a cada semana), dê uma passada rápida no seu salão de beleza e pergunte ao cabeleireiro.

No Red Door, em São Paulo, há um tratamento, o ghost color, que dá proteção e brilho aos fios que passaram por processo químicos. "O procedimento deve ser realizado logo após a coloração. Não é um tonalizante, mas uma técnica com agentes condicionantes e polímeros perolados que dão um brilho intenso por cerca de 60 dias", afirma Robson Trindade, hair stylist do salão.

FIOS SAUDÁVEIS
Além do condicionador, Everton de Freitas, especialista em desenvolvimento de produtos da Vital Especialidades, garante que há outros cuidados para manter os cabelos em dia:

Dieta equilibrada: o fio de cabelo composto de queratina necessita de proteínas e sais minerais. Procure diversificar sua alimentação com frutas, legumes orgânicos e proteína.

Tintura ideal: opte por formulações que contenham menor quantidade de amônia.

Madeixas presas: o couro cabeludo precisa de ventilação para que ocorra evaporação de suor, diminuindo a chance de descamação. Tome cuidado com as tranças, que podem quebrar os fios. Não dispense o restaurador de pontas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG