Uso de chupeta cai 15% em nove anos, diz Ministério da Saúde

Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que houve diminuição de 15,1%, entre 1999 e 2008, no uso de chupetas por crianças com menos de um ano de idade. Em 1999, 57,7% dos bebês usavam chupeta.

Agência Estado |

No ano passado, o porcentual caiu para 42,6%. A pesquisa foi feita em 27 capitais e 239 municípios, em um conjunto que somou informações de cerca de 120 mil crianças. Os dados fazem parte da II Pesquisa de Prevalência do Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e DF (PPAM), divulgada durante a Semana Mundial de Amamentação, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

O levantamento aponta ainda que a queda no uso de chupetas foi vista em todas as regiões, sendo Maceió a capital com a maior redução (20%). A região Sul possui o maior índice de crianças com menos de um ano que usam chupeta, 50,6%, enquanto na região Norte são 25,5%.

Tanto o uso de chupeta quanto o de mamadeira não são recomendados pelo Ministério da Saúde por terem relação com a duração do aleitamento materno. Na pesquisa de 2008, foi apurado o uso de mamadeira por crianças com menos de um ano. O maior registro ficou na região Sudeste (63,8%) e o menor na região Norte (50%). Foi a primeira vez que o uso de mamadeira foi analisado pelo ministério.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG