rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) é lavar as mãos e evitar aglomerações. O uso de máscaras é exagerado neste momento. O médico infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Albert Einsten, deu essas e outras informações nesta sexta-feira, durante chat no iG sobre a gripe suína. " / gripe suína - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) é lavar as mãos e evitar aglomerações. O uso de máscaras é exagerado neste momento. O médico infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Albert Einsten, deu essas e outras informações nesta sexta-feira, durante chat no iG sobre a gripe suína. " /

Usar máscara agora é exagero, diz infectologista sobre gripe suína

SÃO PAULO - A melhor prevenção contra a gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) é lavar as mãos e evitar aglomerações. O uso de máscaras é exagerado neste momento. O médico infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Albert Einsten, deu essas e outras informações nesta sexta-feira, durante chat no iG sobre a gripe suína.

Redação |

Durante o bate-papo, o médico esclareceu diversas dúvidas dos internautas. Sobre como é feita a transmissão da doença, por exemplo, Pasternak afirmou que a nova gripe "é uma gripe como qualquer outra: a contaminação é por goticulas tossidas ou espirradas pelo paciente. Estas goticulas não vão além de um metro do tossidor ou espirrador, de modo que um dos truques para se prevenir é ficar a esta distancia das pessoas".

"Se todo mundo tossisse com cuidado, pondo um lenço na frente, já ajudaria. Outra maneira de se contaminar é através das mãos que tocam superficies que ficaram no raio do tossidor: temos enfatizado a necessidade de lavagem frequente das mãos, principalmente antes de leva-las ao rosto", completou.

Veja outras perguntas de internautas e respostas do médico no chat:

Meu pai passou no aeroporto para buscar um amigo. Um dia depois começou a apresentar sintomas de gripe. Pode ser "gripe suína"?

Provavelmente não. A incubação é curta, de um a três dias. ele pode ter pegado gripe comum. Se uma pessoa do México e dos Estados Unidos tossiu em cima dele é pouco provável, impossível não.

Como se prevenir de maneira prática, além de lavar as mãos, evitar aglomerações, existe alguma precaução mais efetiva? O que mais podemos fazer?

Existe a máscara, mas ela é ruim. Vai molhando e perdendo eficácia. Para profissionais de saúde a máscara é diferente, não é essa que é vendida na rua. Não cabe usar mascara agora. É exagero.

Considerando que muitas pessoas podem portar a doença sem ter sintomas, há realmente como controlar o surto?

Não, evitar o surto é quase imposivel. Tem gente que tem pouco sintoma e pode carregar o vírus, o que se pode fazer é tentar limitar.

Gostaria de saber quanto tempo o vírus permanece vivo fora do corpo humano, por exemplo, em um banco de ônibus, etc. ?

Os vírus são suscetíveis, morrem logo, mas enquanto tiver secreção ou umidade ele sobrevive. Quando secar ele morre.

Este virus pode ser controlado dentro dos hospitais sem haver as vacinas?

Vacina demora meses para fazer, são meses. E tem que testar pra ver se é segura.

Vou viajar pra a disney no dia 15/05. Devo desistir e adiar?

Desistir, não. A recomendação é que quem tenha viagem marcada, que faça. Por enquanto, não vejo motivo. Agora, se é pra viajar com medo, não sei se vale a pena...

Queria que o senhor nos explicasse se há ou não motivos para maiores preocupações e se há chances de ser criada uma vacina?

Preocupação, sim, se não não teria essa onda toda. O Brasil está fazendo o que tem que fazer. O governo está fazendo diagnóstico, melhor que isso não há. No Brasil, dessa vez está funcionando.

Essa gripe mata?

No México, já provou que mata. Mas qualquer gripe tem poder de matar, não só essa.

Qual é o principal sintoma da "gripe suína".

Começa com febre alta, dor muscular, tosse. Tem pouca coriza o olho fica vermelho. Você fica na cama. Se estiver andando é resfriado, se for gripe, você fica mal.

Paciente isolado com gripe suína no Rio

Gripe suína chega a São Paulo

Leia também:

Entenda a "gripe suína"

Leia mais sobre: gripe suína


    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG