MONTEVIDÉU ¿ O famoso intérprete de tangos Carlos Gardel será homenageado hoje com a inauguração de um busto no Uruguai, na data do 73º aniversário de sua morte.

Concursos de perguntas e respostas, conferências, recitais e bailes serão realizados em diferentes cantos do país, promovidos por associações vinculadas à música.

A Academia Nacional do Tango anunciou que o busto em homenagem a Gardel foi produzido na Austrália pelo escultor uruguaio Richard Silva.

Em Montevidéu, a Sala Chaplin preparou as projeções dos filmes "Melodia de Arrabal" (1932) e "Cuesta Abajo" (1936), ambas com Gardel como protagonista.

O cantor morreu em Medellín, na Colômbia, após sofrer um acidente de avião. Seu misterioso local de nascimento, porém, é motivo de disputa entre uruguaios, argentinos e franceses.

O Uruguai afirma que Gardel nasceu em Tacuarembó, filho de Carlos Escayola e Maria Lelia Oliva. Argentinos e franceses dizem que ele nasceu em 1890 na cidade de Toulouse, na França, filho de Berta Gardés e de Paul Laserre, e que chegou em Buenos Aires em 1893.

Gardel foi enterrado no cemitério de Chacarita, na capital argentina, e sua voz foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2003.

Leia mais sobre: Carlos Gardel , tango

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.