Uribe: não há perda de soberania em acordo com EUA

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, afirmou na manhã de hoje que o acordo militar entre seu país e o governo dos Estados Unidos não implica perda de soberania colombiana ou da América do Sul. Esse acordo com os Estados Unidos se guia pelo princípio da igualdade soberana.

Agência Estado |

Não há renúncia colombiana à soberania. Não há abdicação de soberania. Guia-se pelo princípio de integridade territorial dos Estados", argumentou Uribe, durante o primeiro discurso dos presidentes na cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que começou hoje em San Carlos de Bariloche, na Argentina.

A reunião extraordinária dos presidentes da Unasul vai debater o acordo que prevê a instalação de bases norte-americanas em solo colombiano. Os 12 presidentes decidiram pela transmissão ao vivo dos debates. A questão foi colocada em votação pelo presidente pró tempore da Unasul, Rafael Correa, do Equador. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou, em discurso na abertura do evento, que o encontro "vai fixar uma doutrina sobre como e quando a Unasul vai abordar a instalação de bases de um país que não forme parte da América do Sul em qualquer parte de nosso território".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG