Universidade espanhola elogia criação do Centro de Estudos Brasileiros

Salamanca (Espanha), 5 mar (EFE).- O reitor da Universidade de Salamanca (Usal), José Ramón Alonso, disse hoje que o Centro de Estudos Brasileiros (CEB), vinculado à instituição, deve ser o símbolo da colaboração entre Espanha e Brasil, e, por isso, defendeu a criação de um consórcio de pesquisa e docente.

EFE |

Alonso, que fez as declarações na entrevista coletiva na qual foi anunciada a programação cultural e científica do CEB e da Fundação Cultural Hispano-Brasileira para 2009, destacou o "trabalho multidisciplinar" que deve ser desenvolvido em atividades que "antes não eram feitas com o Brasil".

Para ele, o objetivo deste planejamento, que abrangerá a música, a literatura, as artes visuais, e a ciência e novas tecnologias, é que o Centro de Estudos Brasileiros se transforme "no símbolo da colaboração entre Espanha e Brasil".

O reitor explicou que entre os projetos para 2009 figura a implementação de um centro de documentação digital que tem como objetivo poder oferecer aos pesquisadores quantos recursos houver publicados em qualquer parte do mundo sobre o Brasil.

Quando o centro entrar em funcionamento -o prazo previsto é antes do fim deste ano -, o CEB proporá a criação de um consórcio de pesquisa e docente no qual, além da Usal, estariam todas as universidades brasileiras que desejarem. EFE np/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG