Pense Magro - Brasil - iG" /

Universidade em SP tratará obesos com método do livro Pense Magro

A Universidade Guarulhos (UnG), localizada na região metropolitana de São Paulo, abriu as inscrições para os interessados em participar dos programas de tratamento gratuito da obesidade. A nova turma, que começa em março, vai ser orientada com modelo semelhante usado pela psicóloga americana Judith Beck, autora de Pense Magro.

Agência Estado |

"O enfoque emocional no tratamento da obesidade está deixando de ser a principal abordagem, pois o sobrepeso já é uma epidemia e também envolve outros fatores", conta o psicólogo José Cândido Cheque de Moraes, idealizador do Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar (Goam) e do Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar Infantil (Goami). Segundo ele, a orientação sobre a mudança de comportamento passou a ser mais adequada para lidar com o padrão de respostas de hábitos alimentares do obeso.

Os participantes do programa terão acompanhamento durante três meses. Eles serão orientados por especialistas desde a escolha dos alimentos até a forma mais adequada de comer. Além das aulas de comportamento e nutrição, educadores vão ensinar como fazer atividades físicas em casa ou caminhadas sem comprometer a saúde. Semanalmente todos terão pesos e medidas registrados pelos profissionais.

Orientação

O Goam existe há dez ano e cerca de 1.500 pessoas já passaram pela equipe de nutricionistas, enfermeiros e profissionais de educação física; o grupo infantil foi criado no ano passado. Segundo Moraes, a influência da mãe na alimentação infantil é muito forte, mas as crianças que participam do grupo passam mais tarde a controlar o "pensamento gordo" da mãe. "Ela começa a dizer para a mãe o que pode ou não comer; o que deve fazer", diz.

No final de junho, aqueles que conseguiram emagrecer e acompanharam adequadamente o programa serão premiados. "Mesmo quem não emagrecer ou sentir-se inseguro continua no grupo de manutenção, que vai priorizar mais as atividades práticas do que as aulas do primeiro grupo", destaca Moraes. Os interessados em participar podem ligar para o telefone (11) 2464-1737, das 8h às 13h; ou enviar e-mail com nome completo, telefone de contato, peso e altura para o endereço paddac@ung.br; até 9 de março.

Liliam Raãa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG