Unidos da Tijuca convida para viagem lúdica ao espaço

A Unidos da Tijuca convidará o público presente na Marquês de Sapucaí no domingo de carnaval a uma odisseia pelo espaço. A escola, última a desfilar, falará sobre o fascínio que o céu provoca na humanidade.

Agência Estado |

Apesar do ar de ficção científica, o carnavalesco Luiz Carlos Bruno explica que a viagem cósmica será lúdica e muito colorida. "O tema não é o espaço em si, mas a forma como a humanidade o vê e como essa observação o inspira", explica. Em 2009 é comemorado o ano internacional da astronomia, uma homenagem aos quatro séculos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei.

A azul-e-amarela desfila este ano com 4 mil componentes e sete carros alegóricos. O pavão, símbolo da escola, tradicionalmente no carro abre alas, será representado desta vez numa cauda de cometa. Bruno conta que as primeiras alas vão relembrar as grandes descobertas astronômicas das antigas civilizações. Depois, será a vez de falar das lendas e superstições populares sobre o espaço. Para o carnavalesco, o destaque será o quinto carro alegórico, que mostrará o céu segundo o imaginário infantil, habitado por super-herois e monstros de outros planetas. Segundo ele, o enredo permitiu muita liberdade plástica.

Na parte mais luxuosa do desfile, o brilho ficará por conta das estrelas de Hollywood. Também serão lembrados os filmes inspirados no espaço, como a série Star Wars e os seriados da década de 60 "Jornada nas Estrelas" e "Perdidos no Espaço". O desfecho será mais futurista: a escola falará sobre as experiências do homem desbravando o espaço. "É o homem buscando novos caminhos para sua própria evolução, e daí, o céu é o limite."

A Unidos da Tijuca é a terceira escola mais antiga do Rio de Janeiro. Após ser rebaixada, retornou à elite do samba em 2000 e desde então conquistou dois vice-campeonatos. O título de campeã do Grupo Especial, no entanto, conseguiu uma única vez, em 1936. No ano passado, falou sobre a mania de colecionar e ficou com a quinta colocação. A escola deverá entrar na avenida entre as 2h25 e 3h40. Confira a seguir o samba-enredo da Unidos da Tijuca, de Júlio Alves e Totonho:

"Uma Odisseia sobre o Espaço"

Dourado é o sol a clarear
No azul do céu, estende o véu, isso é Tijuca
Chegou, na cauda do cometa, o pavão
E a minha estrela foi buscar na imensidão
Cruzou o céu no limiar do infinito
O meu Borel visto de cima é mais bonito
Eu vou alçar ao espaço
Cavaleiro alado a desvendar
Além das estrelas o Monte de Zeus
Horizonte de meu Deus, Oxalá

Vai Tijuca, me faz delirar
A essência vem de lá
Da ciência a navegação
Luar que embala meus sonhos
Luar de qualquer estação

Eu vi brilhar, em seu olhar, a devoção
A lenda do Guerreiro e o dragão
O despertar da fantasia
Vi também, a criança em seu carrossel
De heróis das estrelas, um céu
De mistérios e magia
Na tela, tantas jornadas pelos astros
Quem dera poder viver em pleno espaço
Vejo em minha lente a imagem sideral
Viagem do meu carnaval

A nave vai pousar
E conquistar seu coração
O dia vai chegar
Quando brilhar nossa constelação

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG