Unicamp vai indicar nomes para Nobel de Medicina

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi convidada a indicar os concorrentes ao Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2010. O convite, feito pela primeira vez à universidade, à Faculdade de Ciências Médicas (FCM), equipara a Unicamp a instituições internacionais de ensino de renome como Cambridge, Oxford, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Harvard, que regularmente participam de indicação de nomes nas diferentes áreas do conhecimento para o prêmio.

Agência Estado |

A FCM vai poder indicar até dez nomes de pesquisadores brasileiros ou estrangeiros até o dia 1º de fevereiro. Segundo informou a universidade, por meio de assessoria, a Unicamp formará uma comissão coordenada pela pró-reitoria de Pesquisa e integrada por professores e pesquisadores da FCM, do Instituto de Biologia (IB) e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Os nomes dos integrantes da comissão e dos indicados ao prêmio será mantido em sigilo, em respeito às normas definidas pelo Prêmio Nobel, informou a universidade.

Para o diretor da FCM, José Antônio Rocha Gontijo, um dos motivos da indicação é a repercussão internacional das pesquisas feitas na FCM. De 2004 a 2008, a faculdade publicou 4.318 artigos e resumos em periódicos internacionais e 5 mil em periódicos nacionais, além da publicação de livros e patentes.

O pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Ronaldo Pilli disse que a indicação significa o reconhecimento da qualidade do trabalho dos pesquisadores da instituição campineira, sobretudo da FCM. "Isso é motivo de orgulho."

Os prêmios são entregues anualmente, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do seu criador (o químico e industrial sueco, inventor da dinamite, Alfred Nobel) a pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade, nas áreas de física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz.

Leia mais sobre: Prêmio Nobel

    Leia tudo sobre: medicinaprêmioprêmio nobel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG