União pagou com cartão corporativo gasto de Berzoini em evento do PT

Documentos remetidos pelo Ministério do Trabalho à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cartões mostram que o ex-ministro da pasta Ricardo Berzoini teve despesas de hospedagem pagas pela União em uma viagem que incluiu um evento político do PT, em São Paulo.

Agência Estado |

Arquivo/US
De acordo com notas fiscais, o ministério pagou R$ 170,90 ao Braston Hotel, correspondentes a uma diária pelo pernoite de Berzoini do dia 14 para 15 de maio de 2004.

Conforme noticiário da época, no dia 14, Berzoini participou da Conferência Nacional de Estratégia Eleitoral realizada pelo PT no Hotel Transamérica, em São Paulo.

A confusão de agendas levou o hotel a enviar ao gabinete uma nota fiscal em nome do PT. Dias depois, o Brascon remeteu ao órgão uma retificação, modificando-a para Ministério do Trabalho.

De acordo com a nota fiscal, Berzoini deu entrada no hotel no dia 14, uma sexta-feira, e deixou-o no dia seguinte às 8h42. Na nota, incluída na prestação de contas, constam o carimbo e a assinatura da funcionária do ministério Maria das Graças de Souza, identificada como secretária do ministro do Trabalho e Emprego.

Ainda de acordo com os documentos, o gasto foi coberto com recursos do suprimento de fundos, destinado para gastos emergenciais e despesas de viagens oficiais de ministros e do presidente da República. O suprimento de fundos também financia os gastos realizados por intermédio dos cartões corporativos.

A assessoria de imprensa do PT informou que o ex-ministro cumpriu agenda oficial em São Paulo naquele dia: representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do 4º Congresso dos Metalúrgicos da CUT de São Paulo.

Mais cedo, o então ministro aproveitara sua estada em São Paulo para também participar da Conferência Nacional de Estratégia Eleitoral do PT, que acontecia no Hotel Transamérica, zona sul da cidade, informou a assessoria, por escrito.

Entenda mais:

  • Entenda o caso do cartão corporativo
  • Veja cronologia do caso dos cartões corporativos
  • Confira os gastos do governo nos últimos anos
    • Leia tudo sobre: cartão corporativo

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG