União e Estado de SP vão antecipar campanhas contra a dengue

SÃO PAULO - Depois de detectar sinais de uma epidemia de dengue em formação no próximo verão, que poderá atingir especialmente jovens e crianças, o Ministério da Saúde decidiu repassar R$ 280 milhões adicionais para municípios considerados vulneráveis. A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo anunciou que aplicará cerca de R$ 20 milhões.

Agência Estado |

O objetivo é aproveitar o período de baixa incidência da doença para adotar ações de prevenção, protegendo os municípios para a época do verão e das chuvas.

Em 2007, 92.345 casos foram registrados no Estado. Os dados preliminares de 2008 indicam uma queda acentuada no número de contaminações. Até o fim de setembro, 6.957 casos foram confirmados. Em São Paulo, o programa prevê a contratação de 1,1 mil novos agentes de combate ao Aedes aegypti, ações de prevenção e bloqueio em todo o Estado, além do envio de mensagens por celular.

Dos municípios paulistas, 33 são considerados prioritários. O critério de seleção foram os municípios com mais de 50 mil habitantes e acúmulo de registros de dengue entre os anos 2000 e 2007.

Araraquara lidera a lista de cidades com o maior número de contaminações em 2008. Neste ano, 1.172 casos foram registrados na cidade. Outros municípios com grande número de casos são: Ribeirão Preto, com 978; Mogi-Guaçu, 570; e São José do Rio Preto, com 238 ocorrências. A capital paulista, registrou 207 casos até agora.

Epidemia

O Ministério da Saúde detectou sinais de uma epidemia de dengue em formação para o próximo verão, que poderá atingir especialmente e de forma intensa jovens e crianças. O governo deve anunciar um pacote de medidas no dia 13 para prevenir a epidemia e evitar problemas como o registrado no verão 2007/2008 no Rio. O anúncio era esperado para o fim de outubro, mas foi antecipado justamente para que o calendário de ações possa ser cumprido com segurança.

Leia mais sobre: dengue

    Leia tudo sobre: dengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG