Unesco inclui quatro sítios em lista de Patrimônio Mundial

A Unesco incluiu nesta segunda-feira vários novos sítios em sua lista de Patrimônio Mundial: um templo hindu no Camboja, cidades históricas malaias, um sítio agrícola de Papua Nova Guiné e a rede de sítios militares construídos pelo marechal Vauban, na França.

AFP |

Os novos locais incluídos são o templo sagrado do século XI Preah Vihear, no Camboja; as cidades do estreito de Malacca, Melaka e George Town, na Malásia; o antigo sítio agrícola de Kuk, em Papua Nova Guiné (o primeiro desse país na lista); e 14 fortificações da rede francesa de sítios militares do mariscal Vauban (1633-1707).

A Unesco elege os sítios que tenham "um valor excepcional universal".

O sítio sagrado de Preah Vihear, que data do mesmo período que os conhecidos templos e o Palácio de Angkor, fica localizado 400 km ao norte da capital Phnom Penh, na fronteira com a Tailândia.

A escolha desse templo suscitou polêmica na região depois que a Tailândia suspendeu seu apoio à candidatura de sua vizinha Camboja para a reunião anual do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que está sendo realizada desde a semana passada, até o dia 10 de julho, em Quebec.

Em 1962, a disputa em torno da propriedade do templo chegou à justiça internacional, que decidiu que o templo pertencia ao Camboja, embora a entrada principal se localize ao pé de uma montanha na Tailândia.

Os novos integrantes da lista elevam para 858 o número de sítios naturais e arquitetônicos inscritos na lista de Patrimônio Mundial da organização.

No total, 45 novos sítios apresentaram suas candidaturas este ano.

gl/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG