Publicidade
Publicidade - Super banner
Brasil
enhanced by Google
 

Unesco homenageia Claude Lévi-Strauss em seu centenário

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) fez uma homenagem nesta terça-feira a Claude Lévi-Strauss, saudando em seu centenário uma das grandes figuras intelectuais do século XX, segundo comunicado divulgado pelo organismo.

AFP |

"Claude Lévi-Strauss, uma das maiores figuras intelectuais do século XX, acompanhou de perto a história da Unesco", destacou no comunicado o diretor geral Koichiro Matsuura.

"Sua obra, com uma mensagem humanista e de alcance universal, transformou nossa visão de mundo. Interessado em todas as civilizações, nos ensinou sobre a complexidade dos mitos e a diversidade das culturas, assim como sua fragilidade", disse Matsuura.

"Graças a ele, sabemos que a riqueza da Humanidade reside em sua diversidade e em sua capacidade de sempre reconhecer o lugar do outro", acrescentou.

A partir de 1949, Claude Lévi-Strauss participou dos trabalhos da comissão internacional encarregada de redigir a primeira declaração da Unesco sobre a raça, publicada em 1950.

Em 1971, foi convidado a inaugurar o Ano Internacional da Luta Contra o Racismo, protagonizando na sede da organização a célebre conferência Raça e Cultura.

Para comemorar seu aniversário, a Unesco organiza de 26 a 28 de novembro uma exposição de arquivos e fotografias em sua sede de Paris.

Considerado o fundador da antropologia moderna, Claude Lévi-Strauss completaria 100 anos na sexta-feira.

lpt/ap

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG