UNE usa vitória estudantil na UnB para mobilizar outras universidades

BRASÍLIA - A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou que pretende fazer no próximo dia 17 uma grande mobilização nacional nas universidades federais brasileiras pelo fim das fundações de apoio, que na opinião da entidade, dão margem a desvio de verbas publicas.

Rodrigo Ledo ¿ Último Segundo/Santafé Idéias |

Segundo a presidente da UNE, Lucia Stumpf, a idéia é aproveitar a visibilidade obtida pelos estudantes da Universidade de Brasília (UnB), que conseguiram forçar a renúncia da reitoria.

Após os últimos fatos ocorridos na UnB, como a renúncia definitiva, do reitor Timothy Mulholland, e o anúncio de um reitor temporário que irá convocar novas eleições na universidade, a UNE decidiu aproveitar o momento para realizar passeatas, manifestações e até ocupações de instalações universitárias federais, a exemplo do que está ocorrendo em Brasília.

O principal objetivo da UNE é sensibilizar as comunidades acadêmicas para a extinção das fundações de apoio criadas para gerir os recursos públicos e privados recebidos pelas universidades.

Na opinião de Lúcia Stumpf, as mesmas irregularidades encontradas em fundações da UnB, como a aplicação de quantias vultosas para fins, como mobília de luxo do apartamento da reitoria, acontece em outras instituições.

Hoje, as fundações servem, na verdade, para desviar recursos públicos. A gente espera movimentar todas as universidades federais brasileiras para que essas conquistas obtidas na UNB mudem a cara das universidades, afirmou Lucia.

Ela discorda do ministro da Educação, Fernando Haddad, que neste domingo prometeu para uma regulamentação mais rígida das fundações para evitar irregularidades. A líder estudantil defende o fim das fundações e maior autonomia financeira para as universidades como forma de compensar a perda da agilidade de desburocratização propiciada pelas fundações.

Leia mais sobre: UnB

    Leia tudo sobre: une

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG