Umidade do ar deve ficar abaixo dos 30% em São Paulo

O índice de umidade relativa do ar deve permanecer abaixo dos 30% na tarde desta terça-feira por conta da massa de ar seco que ainda predomina sobre o Estado, inibindo a formação de nuvens carregadas, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

iG São Paulo |

Na segunda-feira, a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção em razão da baixa umidade relativa do ar. Segundo o CGE, existe necessidade de decretar estado de atenção quando os índices de umidade estão entre 20% e 30%. Após o estado de atenção, a cidade pode entrar em alerta (12 a 20%) e emergência (abaixo de 12%).

O CGE destacou que o decreto é feito pela Defesa Civil municipal de acordo com dados da escala do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/Unicamp).

Cuidados

Com a umidade do ar baixa, alguns cuidados devem ser tomados com a saúde. Entre eles estão: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, consumir água à vontade, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.

Pelo menos até quinta-feira as condições atmosféricas não mudam muito. A partir de sexta-feira, uma nova frente fria avança em direção ao Sudeste, rompendo o bloqueio atmosférico, trazendo chuvas no sábado e leve declínio das temperaturas, fatores que amenizam um pouco o calor dos últimos dias e melhoram também a qualidade do ar.

Leia mais sobre: previsão do tempo

    Leia tudo sobre: calorprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG