Um museu e muitas histórias

Um museu e muitas histórias Por Cecília Maria do Nascimento São Paulo, 10 (AE) - Cada um de nós é um universo, diz um dos versos de Meu amigo Pedro, de Raul Seixas. Juntar universos de pessoas comuns e dar a eles importância histórica é a proposta do Museu da Pessoa, criado em 1991 pela historiadora Karen Worcman em São Paulo.

Agência Estado |

Através de depoimentos de homens, mulheres e crianças do mundo inteiro.

"Nosso objetivo é construir uma rede internacional de histórias de vida capaz de colaborar com a mudança social", explica a historiadora. "É um espaço onde cada pessoa pode ter a oportunidade de preservar sua história de vida e de tornar-se uma das múltiplas vozes da nossa memória social.

O museu possui quatro núcleos - no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Portugal. As histórias de vida são coletadas através da iniciativa dos depoentes. Um estúdio fixo e outro estúdio itinerante são responsáveis pelo registro das histórias e uma sala de consulta ao acervo, com computadores, além de biblioteca e vídeo, incentiva a pesquisa e utilização do acervo existente.

Para saber mais informações a respeito ou agendar seu depoimento na sede do Museu da Pessoa, entre em contato pelo telefone (11) 2144-7169 ou pelo e-mail pontodecultura@museudapessoa.net.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG