Um lugar sossegado entre serras mineiras

Um lugar sossegado entre serras mineiras Por Lúcia Camargo Nunes Carrancas (MG), 21 (AE) - Tesouro - Sorte dos turistas os exploradores não terem encontrado tesouros em Carrancas (MG), no século 18. A região, habitada às margens do Rio Grande por volta de 1720, era um dos destinos de famílias paulistas e portuguesas, que vinham com seus escravos atrás de ouro.

Agência Estado |

Logo desistiram e se dedicaram à agricultura. As minas mais abundantes estavam ali perto, entre Lavras, São João Del Rey e Tiradentes. E, assim, Carrancas manteve-se preservada e pouco ocupada - hoje são cerca de 4 mil habitantes.

Natureza - Encravada entre quatro serras em forma de ferradura, Carrancas oferece mais de 30 refrescantes cachoeiras. Um destino para quem procura sossego e muita natureza. São áreas de vastos campos rupestres e matas de galeria, onde crescem ipês amarelos, corticeiras e jequitibás.

Água gelada - Para explorar bem as atrações, reserve pelo menos cinco dias. Não é difícil encontrar o caminho para as cachoeiras, mas a maioria não tem sinalização. Mesmo nos locais onde se cobra entrada, as trilhas são precárias. Se preferir, contrate guias locais - para isso, busque indicações em restaurantes e pousadas.

Não perca - As Cachoeiras da Esmeralda, Moinho, Mogol e Toca estão entre as melhores. No Complexo Zilda, o escorregador perto da nascente é pura diversão. À tarde, o mirante da antiga rampa de voo livre oferece o pôr do sol numa vista de 360 graus. Há diversas trilhas de bike - até pela Estrada Real. Se quiser dar uma esticada, Tiradentes está a 80 quilômetros.

Hora da fome - A comida caseira e farta é o atrativo do restaurante Feliz, ideal após as caminhadas pelas cachoeiras. Logo na saída da cidade, o restaurante da pousada da Toca tem pesqueiro e a lasanha de peixe já ficou famosa. O Adobe, ao lado da igreja no centro, é outra boa dica, com cachaças, peixes bem preparados e ótimas trufas. Se tiver um tempinho, aproveite para bater papo com o simpático dono, o são-paulino Roberto.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG