Último fim de semana do ano deverá ser de chuva em 16 Estados e no DF

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, informou hoje (26) que o último fim de semana do ano deverá ser de chuva forte em 16 Estados e no Distrito Federal.

Agência Brasil |

Segundo a Sedec, amanhã e domingo (27 e 28), áreas de instabilidade associadas à atuação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul mantêm as condições de pancadas de chuva em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no norte e nordeste de São Paulo e no centro-sul do Espírito Santo.

Chuva causa transtornos para os moradores no centro do Rio de Janeiro

Em alguns momentos, as pancadas de chuva podem ser de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 50 quilômetros horários, especialmente no centro-sul, oeste, leste, Zona da Mata e Triângulo Mineiro.

Sábado e domingo, áreas de instabilidade tropicais permanecem bastante ativas, mantendo as condições de pancadas de chuva no Amazonas, em Roraima, no Amapá, Pará, Acre e Tocantins, em Rondônia, no centro-sul do Piauí, oeste da Bahia, centro-sul e oeste do Maranhão. Nessas regiões, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Nos Estados de Mato Grosso e Goiás e no Distrito Federal, áreas de instabilidade associadas à atuação do sistema meteorológico Zona de Convergência do Atlântico Sul mantêm as condições de pancadas de chuva no fim de semana. Nos dois estados e no Distrito Federal, as chuvas poderão ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 50 quilômetros horários.

Os alertas preventivos emitidos hoje basearam-se em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

    Leia tudo sobre: chuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG