Tucano é o novo presidente da Assembléia de Alagoas

A Assembléia Legislativa de Alagoas elegeu hoje cinco novos integrantes da Mesa Diretora da Casa para substituir os deputados que renunciaram aos cargos no fim de abril. A chapa única eleita para compor a Mesa Diretora tem como presidente interino o deputado Fernando Toledo (PSDB) e foi empossada hoje.

Agência Estado |

A posse ocorreu minutos após a eleição, que foi realizada na Associação Comercial de Maceió, onde acontecem as sessões plenárias, durante a reforma do prédio da Assembléia Legislativa.

Com a presença de 22 parlamentares, a chapa obteve 15 votos; houve 3 em branco e 4 nulos. Segundo Toledo, que substitui o presidente afastado Antônio Albuquerque (sem partido), a ausência de comando terminou, com a definição dos substitutos daqueles que renunciaram aos cargos. "A partir de agora, tudo tende a se estabilizar, apesar da indefinição com relação aos deputados afastados da Mesa, que até agora não renunciaram e ninguém sabe quando vão retornar", observou.

Segundo ele, a composição da chapa não foi uma tarefa fácil, uma vez que parte dos deputados só queria disputar os cargos se fosse para uma composição completa da Mesa. "Não houve uma unanimidade, mas a Casa não podia ficar nesta peregrinação", afirmou o presidente interino da Assembléia, no discurso de posse. Além de Toledo, após o afastamento de Albuquerque, passaram pela presidência do Legislativo os deputados Alberto Sextafeira (PSB), que renunciou, e Gilvan Barros (PMN), que ocupou a função como substituto provisório.

Além de Albuquerque, foram afastados da Mesa, por decisão judicial, os deputados Cícero Amélio (primeiro-secretário, PMN), Nelito Gomes de Barros (segundo-secretário, PMN), Edval Gaia (terceiro-secretário, PSDB), Maurício Tavares (quarto-secretário, PTB) e Dudu Albuquerque (primeiro-suplente, PSB). Eles foram indiciados pela Polícia Federal (PF) na Operação Taturana, acusados de envolvimento no desvio de mais de R$ 280 milhões dos cofres da Assembléia.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG