TSE: PRB é de novo o partido que obteve mais filiações

Entre novembro de 2007 e março deste ano, dos 27 partidos políticos registrados, 20 perderam filiados, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maior diminuição, em números absolutos, foi do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que perdeu 5.

Agência Estado |

897 dos seus mais de 2 milhões de registrados. Em porcentual, o Partido Republicano Progressista (PRP) foi quem mais perdeu filiados: 0,51%. E, assim como no último levamento, a legenda que ganhou mais filiados, em números absolutos e em porcentagem, foi o Partido Republicano Brasileiro (PRB), que agora conta com 122.564 inscritos, 1,30% a mais do que em novembro de 2007.

No total dos partidos, o número de filiados foi reduzido em - 1,58% (32.876). As legendas devem entregar a lista atualizada de filiados à Justiça Eleitoral até o dia 14 de abril. A redução no número de filiados pode ser explicada pela dupla filiação partidária, que automaticamente cancela a inscrição nos partidos, e a fusão de algumas legendas, quando é comum que haja a desfiliação voluntária por incompatibilidade com a ideologia da nova agremiação.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG