Truques de maquiagem ajudam a conseguir um rosto perfeito

Truques de maquiagem ajudam a conseguir um rosto perfeito Por Caline Migliato São Paulo, 18 (AE) - Que tal aumentar os lábios ou deixar ou nariz mais fino sem recorrer à mesa de cirurgia? O maquiador Duda Molinos, no livro Maquiagem (Editora Senac São Paulo, R$ 88) explica que é possível modificar os volumes do rosto com técnicas de iluminação e sombreamento. Para isso, os maquiadores Cristina Rodrigues, do Jacques Janine, e Marcelo Montana, da Artdeco e consultor da rede Caleche de Perfumaria, explicam detalhadamente como disfarçar os defeitos mais comuns e conseguir um rosto perfeito.

Agência Estado |

E o melhor: sem dor.

MAÇÃS SALTADAS - Montana explica que para diminuir as maçãs do rosto deve-se aplicar um pó mais escuro que o tom da pele e o blush logo acima das têmporas em direção às maçãs. Já para aumentar, o melhor é utilizar o blush em tom médio ou terra das têmporas em direção à parte debaixo das bochechas. Em seguida é só aplicar um iluminador das narinas em direção às têmporas. "Acho o blush o item de maquiagem mais importante. O blush modifica completamente o look final", ressalta Montana.

LÁBIOS PEQUENOS - Tanto para aumentar como para diminuir, o primeiro passo é apagar completamente os lábios com uma base ou corretivo. Para aumentar, deve-se contornar com um lápis a linha externa da boca, conta Cristina. Para diminuir, o contorno deve ser feito cerca de um a dois milímetro para dentro da boca, em relação ao contorno externo, completa Montana. Depois é só preencher com um gloss nacarado no centro dos lábios para diminuir ou um batom mais escuro nos cantos e mais claro no centro para aumentar.

QUEIXO PROEMINENTE - Quem tem o queixo grande, não deve iluminá-lo. Por regra geral, o que se quer esconder deve ser escurecido. O ideal é utilizar uma sombra ou blush opaco em toda a área do queixo. "Com um pincel, deve-se esfumaçar o blush ou o pó da parte central do queixo até o meio do pescoço em um ou dois tons acima da cor da pele", explica Montana. E aqui vale ressaltar que o pescoço é quase sempre esquecido durante a maquiagem. Além do rosto, essa região também deve ganhar uma corzinha.

OLHOS AFASTADOS - No caso de pessoas que têm os olhos muito distantes um do outro, para deixá-los mais próximos o ideal é escolher uma sombra opaca um ou dois tons acima do tom da pele e sombrear o canto interno dos olhos até bem próximo do limite das sobrancelhas. Para finalizar, deve-se fazer um risco com um lápis cajal no canto interno dos olhos na parte inferior se os olhos forem grandes. "Se forem pequenos, deve-se riscar os cantos externos, esfumaçando levemente para fora", explica Montana.

ROSTO REDONDO - Para quem tem o rosto muito redondo, a ideia é escurecer todo o contorno do rosto. Montana explica que o segredo é sombrear com pó opaco ou base mais escura que o tom da pele ao redor do rosto, desde a raiz dos cabelos, passando pelas têmporas, orelhas e maxilar. O resultado é um rosto com um aspecto aparente mais fino. Lembrando que sempre, qualquer truque de maquiagem que envolva diferentes tons deve-se sempre mesclar um tom ao outro para que a diferença não fique evidente.

OLHOS PEQUENOS - Cristina ensina que deve-se aplicar o corretivo um ou no máximo dois tons acima da cor da pele na parte debaixo dos olhos e na pálpebra superior. Se tem o costume de usar base, deve-se aplicá-la logo depois, esfumaçando por cima do corretivo para tirar a marca. O toque final fica por conta do lápis na cor branca. O risco é feito na parte interna, debaixo do olho, para garantir olhos um pouco maiores. "A cor clara do lápis tem a função de destacar o olhar e dá a sensação de olhos maiores", explica Cristina.

OLHOS CAÍDOS - Para levantar os olhos caídos, o truque é caprichar na maquiagem no canto externo dos olhos, valorizando justamente a região que precisa ser mudada. "O primeiro passo é aplicar o delineador de fora para dentro e, posteriormente, desenhar um traço mais grosso na parte superior externa da pálpebra", ensina Montana. Para finalizar, a máscara de cílios deve ser aplicada em toda a extensão, mas com mais intensidade no canto externo, que vai receber várias camadas de rímel para levantar o olhar.

NARIZ LARGO - Cristina explica que deve-se escolher uma sombra opaca, ou seja, sem brilho ou um pó mais escuro que o tom da pele como bege escuro indo para o marrom. Em seguida, aplicar desde o início das sobrancelhas até a asa do nariz para então esfumaçar. No centro do nariz é só clarear levemente com um corretivo. E se por um acaso uma espinha resolver dar o ar da graça é só caprichar no corretivo verde para tirar o vermelhão e depois passar uma camada de corretivo na cor da pele.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG