TRE-SP faz campanha para evitar filas nas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está promovendo campanha para remanejar os eleitores da capital cujas seções de votação possuam mais de 400 inscritos. O esforço visa diminuir a possibilidade de ocorrer filas longas durante as eleições de 2010.

Agência Estado |

Para trocar de seção, o eleitor deve comparecer ao cartório referente à sua zona eleitoral até 5 de maio do ano que vem, munido do título de eleitor e de um documento de identificação, com exceção de carteira de motorista e do novo modelo de passaporte. Valem, por exemplo, carteira de identidade e carteira de trabalho. No momento da alteração cadastral, o eleitor poderá escolher uma nova seção que possua menos de 400 inscritos, dentro da sua zona eleitoral e que seja próxima do seu endereço residencial.

Quem não comparecer ao cartório não será remanejado automaticamente pelo TRE e continuará votando na seção eleitoral registrada em seu título. Segundo a assessoria de comunicação do tribunal, o remanejamento também será estendido às cidades do interior paulista a partir da segunda metade de outubro.

O objetivo da campanha é evitar a formação de filas, já que a Justiça Eleitoral espera um aumento do tempo médio de votação em relação às últimas eleições. Em 2010, o eleitor deverá escolher seis candidatos, na seguinte ordem: deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente da República. Em 2008, foram apenas dois nomes (para vereador e prefeito).

Nas próximas eleições também será adicionada ao sistema de votação uma tela de confirmação após a seleção de todos os candidatos, o que também contribuirá para o aumento do tempo médio de cada eleitor na cabine de voto.

Informações sobre o horário de funcionamento e endereço dos cartórios eleitorais podem ser encontradas no website do TRE-SP (http://www.tre-sp.jus.br) ou pelo telefone: (011) 2858-2100.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG