TRE-PI investiga caixa 2 nas prestações de contas de candidatos eleitos e derrotados

TERESINA - Orientados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), funcionários dos cartórios eleitorais estão iniciando a investigação de denúncias de caixa 2 nas prestações de contas dos candidatos a cargos eletivos nas eleições municipais em Teresina e no interior do Piauí. As informações são do jornal Meio Norte.

Agência Nordeste |

Na manhã desta quarta-feira, durante reunião de planejamento de análise das prestações de contas dos candidatos eleitos e derrotados nas eleições municipais de Teresina, os funcionários do Cartório da 2ª Zona Eleitoral discutiram que irão fazer diligências para saber que a pessoa que aparece como doador de recursos para a companha dos candidatos realmente entregou o dinheiro. Um deles disse que é possível perguntar a um doador que aparece na prestação de contas dos candidatos e ele nem saber que tinha doado dinheiro para a campanha.

Por isso, os funcionários dos Cartórios Eleitorais não ficarão apenas analisando os papéis que os partidos e candidatos apresentaram na prestação de contas, mas irão analisar a veracidade dos dados. Os cartórios eleitorais receberam nesta quarta-feira, o último prazo para a entrega, as prestações de contas dos candidatos.

O chefe do Cartório da 2ª Zona Eleitoral de Teresina, Adriano Almeida Leal, afirmou que os candidatos que foram omissos e não apresentaram suas prestações de contas terão o prazo de 72 horas para essa apresentação a partir da notificação feita pela Justiça Eleitoral.

Caso os candidatos não apresentem suas prestações de contas serão punidos até com a inelegibilidade nas próximas eleições. Tendo pendências, o candidato encontra dificuldades na obtenção de registro de candidatura, declarou Adriano Almeida Leal.

Segundo ele, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu prazo até o dia 31 de dezembro para quitação de pendências caso os candidatos tenham enfrentado dificuldades de conseguir alguns recibos.

    Leia tudo sobre: contas de campanhaeleições 2008

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG