Trem andou 5 km sem piloto, dizem passageiros no Rio

Um trem da Supervia andou por mais de 5 quilômetros sem maquinista na manhã de hoje, no subúrbio do Rio, segundo relatos de passageiros. Usuários disseram que a composição, que deixou Japeri, na Baixada Fluminense, e ia para a Central do Brasil andou em alta velocidade até a estação de Deodoro e só parou depois que a energia elétrica foi cortada.

Agência Estado |

No início do trajeto, algumas pessoas pularam da composição, mas não houve feridos.

Segundo os passageiros, o maquinista teria descido em Ricardo de Albuquerque para resolver um problema técnico no trem. De repente, a composição saiu andando pelos trilhos, sem o piloto, e com as portas abertas. A Supervia, em nota, informou que está apurando a denúncia.

O presidente do sindicato dos ferroviários, Valmir de Lemos, confirmou a versão dos passageiros, mas a Supervia, concessionária de trens do estado, só admitiu que houve "um problema operacional" por volta de 6h15, horário de grande movimento nas linhas do serviço.

A empresa informou que os passageiros desceram do trem com a ajuda de funcionários e caminharam pelos trilhos até a estação de Oswaldo Cruz, mas os usuários negaram que tenham recebido orientações. A pane provocou atrasos de até 40 minutos no ramal que liga Japeri, na Baixada Fluminense, ao centro.

De acordo com o promotor Carlos Andresano, da 3ª Promotoria de Defesa do Consumidor, o Ministério Público Estadual vai pedir esclarecimentos sobre o caso à concessionária. Falhas da empresa já foram alvos de inquéritos do MP do Rio, como a série de panes que irritou passageiros e provocou tumultos nas estações, em outubro de 2009. Em abril, funcionários da empresa haviam sido flagrados dando "chicotadas" nos usuários com os cordões de seus apitos.

"Se a Supervia mantiver essa péssima prestação de serviços, poderemos até pedir que seja tomada uma medida considerada mais drástica, que seria o cancelamento da concessão", afirmou o promotor.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG