ficha suja - Brasil - iG" /

TRE-AL pede veto partidário a candidato com ficha suja

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), desembargador Antônio Sapucaia, pediu hoje aos presidentes de partidos políticos que vetem candidaturas de políticos que respondam a processo por improbidade administrativa ou tenham sido indiciados em crimes de mando. O pedido foi feito durante reunião com os presidentes de 21 dos 27 partidos políticos que estão aptos a participar das eleições municipais deste ano em Alagoas.

Agência Estado |

Dos 21 partidos que participaram da reunião, 18 se comprometeram em barrar as candidaturas dos políticos com "ficha suja".

Segundo Sapucaia, a recomendação foi feita com base na orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que solicitou aos juízes eleitorais o indeferimento de candidaturas em que a vida pregressa do candidato não corresponda com os princípios de moralidade exigidos ao pleito. Para Sapucaia, o indeferimento não deve se dar apenas devido a um indício. "Será analisado o conjunto de impedimentos que, por ventura, possa pesar sobre o candidato. Cada caso é um caso. Se ficar comprovado que o juiz não agiu como deveria, haveremos de tomar as providências cabíveis ao caso", explicou.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG