Transportes de SP e do Rio têm esquema especial para o feriado

Metrô e Trens terão intervalo maior entre as composições no fim de semana e feriado. Fique atento

iG São Paulo |

Em razão do feriado prolongado do dia 7 de setembro, na próxima terça-feira, o transporte público das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro sofrerão alteração. Veja como os trens da CPTM e do Metrô irão funcionar e programe-se:

São Paulo

Comforme informações da assessoria do Metrô, para atender os usuários que pretendem deixar a cidade por meio dos terminais rodoviários, o Metrô terá reforço no número de composições no período da noite nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

No sábado e no domingo a operação estará reduzida como a de um final de semana comum. Na segunda-feira, véspera do feriado, a frota em circulação será igual a um típico dia útil. Já na terça-feira por conta do feriado a frota de trens será igual à que circula aos domingos.

Na quarta-feira (8) haverá novamente reforço no número de trens e intervalo menor. As Linhas 1-Azul e 3-Vermelha começarão a atender às 4h; e a Linha 2, às 4h30. A Linha 5- Lilás abrirá as estações no horário habitual, às 4h40.

A nova Estação Vila Prudente, na Linha 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) funcionará na segunda e terça-feira, das 9h30 às 16h00.

Trens

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) afirma que por conta do número reduzido de usuários no feriado usará estes dias para realizar manutenções e obras de melhoria do sistema, aumentando o intervalo em algumas linhas:

Linha 8 Diamante (Julio Prestes - Amador Bueno)
No domingo e na terça-feira haverá alteração das 8h às 20h, devido às obras de remodelação da Estação Engenheiro Cardoso.

Linha 10 Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra)
No sábado, das 15h às 24h, o intervalo será maior entre as composições por conta da instalação de equipamentos de via na Estação Santo André.

Linha 11 (Luz – Estudantes) – Expresso Leste
Entre às 15h de sábado e 3h30 de segunda os passageiros do Expresso Leste deverão desembarcar, obrigatoriamente, na Estação Tatuapé. Para prosseguir a viagem, no sentido Luz, deverão fazer a integração gratuita para o Metrô Tatuapé ou embarcar na Linha 12 – Safira, que estará operando normalmente até a Estação Brás.

No feriado de 7 de setembro, do início da operação comercial até às 23h30 o intervalo entre os trens será alterado devido a troca de fios da rede de alimentação elétrica dos trens, na região da Estação Antônio Gianetti.

Linha 12 Safira (Brás – Calmon Viana)
No feriado a alteração do intervalo será das 7h às 21 horas devido a substituição de trilhos entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista.

Ônibus

Segundo a Prefeitura, as linhas intermunicipais gerenciadas no Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara) circularão ccom 20% a menos da frota na segunda-feira. No restante das linhas da Grande São Paulo a programação de segunda-feira será a dos dias úteis. No dia do feriado, 7 de setembro, haverá redução de 50% nas viagens oferecidas, como ocorre aos domingos.

Rio de Janeiro

Na segunda-feira, a Conexão Pavuna-Botafogo irá funcionar normalmente das 5h até 0h . Já na terça-feira, o metrô vai operar das 7h às 23h. Nesse dia, os trens da Linha 2 vão circular de Pavuna à Estácio, como já acontece nos finais de semana e feriados.

De acordo com o Metrô, os passageiros que desejarem chegar a uma das estações da Linha 1 deverão fazer a transferência na estação Estácio. Os ônibus Metrô na Superfície, que saem das estações Botafogo e Ipanema/General Osório em direção à Gávea, funcionarão seguindo o horário das Linhas 1 e 2.

As linhas de integração expressas também adotarão o mesmo esquema de horário do metrô no período, com exceção das linhas 634 A e 696 A (Nova América/Del Castilho para o Fundão ) que não circulam nos feriados e finais de semana.

Barcas

Todos os trajetos serão realizados normalmente na segunda-feira. Na terça-feira (7), o trajeto Rio-Niterói acontecerá com intervalos de 30 minutos. A primeira saída do Rio está marcada para 6h e, a última, para 23h30. Em Niterói, a primeira saída acontecerá às 5h30 e, a última, às 23h30.

As linhas Charitas e Cocotá não irão operar no feriado. Já para Paquetá, os horários não vão sofrer alterações no Dia da Independência.

    Leia tudo sobre: transportesferiadodia da independência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG