Transporte público nas grandes cidades é reprovado por 41% dos brasileiros

Moradores de cidades maiores estão mais insatisfeitos com o sistema de transporte público

iG São Paulo |

O transporte público nas grandes cidades brasileiras foi reprovado por 41% da população brasileira, segundo o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o estudo, a avaliação tende a ser mais positiva nos municípios menores do que nos maiores.

Transporte público é o meio de locomoção mais usado no País

De acordo com a pesquisa, nos municípios com população acima que 100 mil habitantes, 41% da população avalia o transporte público como ruim/muito ruim e 30% como bom/muito bom. Nas cidades entre 20 mil e 100 mil habitantes, 32% classificam o transporte público como ruim/muito ruim e 36% consideram o serviço bom/muito bom. Nas cidades com menos de 20 mil habitantes, 27% reprova e 39% disse ser muito bom/muitobom.

A pesquisa também analisou outros aspectos da opinão dos brasileiros sobre o transporte público. Nas cidades com mais de 100 habitantes, 61% dos entrevistados acham que a população não consegue ser atendida sempre que precisa dos transporte público, 48% acredita que transporte público de sua cidade não permite que as pessoas se desloquem com facilidade por toda a cidade e 36% deixa de procurar o serviço de transporte público por não se sentir à vontade ou em condições adequadas para utilizá-lo.

A pesquisa do Ipea entrevistou 3.781 pessoas maiores de 18 anos em 212 municípios entre os dias 8 e 29 de agosto de 2011. A margem de erro da pesquisa é de cinco pontos percentuais.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG