Transplantes aumentam 52% no Estado de São Paulo

SÃO PAULO - O Estado de São Paulo tem batido recordes de transplantes de órgãos. Em janeiro, o número de cirurgias deste tipo aumentou 52% em relação ao mesmo período do ano passado.

Agência Estado |

No primeiro mês do ano foram feitos 167 procedimentos contra 110 em 2008. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde num evento que premiou oito hospitais paulistas responsáveis por 45% dos 1.485 transplantes feitos em 2008, recorde histórico de cirurgias.

Para o secretário da saúde, Luiz Roberto Barradas, o maior número de doações e o treinamento dos profissionais na identificação de doadores foram os responsáveis pelo aumento. Três receptores dos órgãos e tecidos de Eloá Pimentel, assassinada pelo ex-namorado após 100 horas de cárcere privado, entregaram prêmios durante a cerimônia e se encontraram pela primeira vez.

Estou quase 100% recuperada, disse a paraense Maria Augusta dos Anjos, 39 anos, receptora do coração de Eloá. Livia Amodio Novais, 28 anos, que recebeu as córneas da garota, tem dois motivos para celebrar: voltou a enxergar e adotou uma criança. Emerson Gentil Dardes, de 25, receptor do pâncreas e de um dos rins, também estava no evento e ressaltou a importância das doações. As informações são do "Jornal da Tarde".

Leia mais sobre: transplante de órgãos 

    Leia tudo sobre: transplante de órgãos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG