Traditional Jazz celebra 45 anos com show no dia 19

Eles não são tradicionalistas só no nome. A Traditional Jazz Band chega aos 45 anos se mantendo fiel à vertente mais pura do estilo musical nascido em New Orleans, nos Estados Unidos.

Agência Estado |

Eles vão subir ao palco do Theatro São Pedro, na Barra Funda, em São Paulo, no próximo dia 19, para o show em comemoração aos 45 anos de carreira. Banda mantém repertório só com ritmos das raízes do jazz da primeira metade do século passado: ragtime, charleston e bebop. Nada de estilos mais modernos como acid, nu, fusion ou cool jazz. O que não significa, ainda mais no jazz, falta de criatividade.

"Uma orquestra sinfônica se caracteriza pela disciplina em seguir o preestabelecido. No jazz, não. Eu toco uma música hoje e vou tocá-la amanhã de outra maneira, porque depende do estado de espírito do músico. E é uma improvisação coletiva. Cada um tem o seu momento para improvisar um solo. É como se fosse uma conversação entre os integrantes da banda", conta o trompetista Austin Roberts, de 70 anos.

Além de Roberts, outros cinco dos sete integrantes são paulistanos: Edo Callia, no piano; Carlos Chaim, no contrabaixo; Eduardo Bugni, na guitarra e banjo; William Anderson, no trombone; e Marcos Mônaco, no sax e clarinete. O baterista Alcides de Oliveira Lima, o Cidão, é de Sorocaba. Os instrumentos compõem a formação clássica do jazz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: jazz

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG