Total de atingidos pelas chuvas dobra em 5 dias no MA

O número de pessoas que foram afastadas de suas casas em decorrência das chuvas no Maranhão aumentou 70% e o total de atingidos quase dobrou em menos de cinco dias, segundo a Defesa Civil Estadual. Pelo último relatório do órgão, já são 41 mil desabrigados - aqueles que perderam tudo e dependem de abrigos públicos - e desalojados - os que podem contar com casas de parentes e amigos.

Agência Estado |


O total de pessoas atingidas no Estado chega a 103 mil. Na segunda-feira passada, o número de desabrigados e desalojados era de 24 mil e o total de atingidos, de 57 mil. Na quarta-feira passada, a governadora Roseana Sarney (PMDB) decretou estado de calamidade pública em todo o Estado.

Ainda segundo as informações da Defesa Civil Estadual, existem hoje 28 municípios com registros de alagamentos ou desabamentos. Em alguns deles, os alagamentos tomaram contornos dramáticos. Em Monção, distante aproximadamente 250 quilômetros da capital, São Luís, a elevação de oito metros no nível do Rio Pindaré, que corta o município, desabrigou pelo menos 213 famílias, conforme informações da secretaria Municipal de Administração do Município. São pelo menos três bairros e 20 povoados atingidos.

Na região do Médio-Mearim, a elevação de oito metros do Rio Mearim já deixou 7,4 mil desabrigados em Trizidela do Vale. Dos 18 mil moradores de Trizidela do Vale, 14 mil já foram afetados pela chuva. Cerca de 75% do município está alagado e bairros inteiros estão debaixo d'água. Em Pedreiras, cidade vizinha a Trizidela do Vale são 4,8 mil desalojados ou desabrigados e em Bacabal, também na região do Mearim a Defesa Civil já registrou um total de 6,6 mil obrigadas a deixar as suas casas.

"Nós estamos fazendo o máximo, mas muitas das informações chegaram apenas esta semana para nós", explicou o coordenador de comunicação Social do órgão, major Abner Ferreira. As chuvas também trouxeram muitos estragos em rodovias estaduais e federais. A BR-316, na altura do quilômetro 412, está interditada há uma semana.

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: maranhão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG