Tony Belloto debate literatura policial em São Paulo

O guitarrista do Titãs e escritor Tony Belloto vai participar hoje, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, de um bate-papo com o psicanalista Renato Mezan sobre as semelhanças entre os analistas e os detetives da literatura. Eu procuro evitar excesso de psicologismo nos meus livros, mas é inegável que a ação desse tipo de personagem, principalmente num clássico como Sherlock Holmes, é quase como a de um cientista, um analista mesmo, diz o autor da série de livros com o investigador Bellini e do recém-lançado Os Insones .

Agência Estado |

Belloto diz que atualmente prefere alimentar sua ficção com a leitura dos jornais diários. "Acho que a realidade oferece muitos elementos para quem escreve livros policiais. Eu, por exemplo, mudei o sexo de um personagem do meu último livro por causa da notícia de uma traficante mulher em uma favela do Rio de Janeiro."

Para o escritor, ser um guitarrista também afeta sua literatura. "Tenho uma preocupação com o ritmo da trama e da leitura. É claro que é um ritmo diferente da música, um ritmo silencioso, mas tenho certeza de que, de alguma forma, minhas duas profissões dialogam."

Belloto conta que no começo da sua carreira como escritor ele era tachado como um guitarrista que escrevia livros. "Era uma coisa nova. As pessoas diziam que músico não gosta de escrever e tal, mas acho que ultrapassei isso. Lembra do Paulo Coelho no começo de carreira? Ele era descrito como mago e escritor. Agora, ele é apenas escritor, não é?", argumenta.

Além de participar do debate de hoje, Belloto vai aproveitar sua estadia em São Paulo para assistir ao longa Titãs - A Vida até Parece uma Festa , documentário dirigido pelo também titã Branco Mello sobre a banda. O filme será exibido às 22h10, no Unibanco Artplex 1 (R. Frei Caneca, 569, 3º piso). As informações são do Jornal da Tarde.

Debate sobre literatura e psicanálise . Hoje, no Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Álvares Penteado, 112, no centro de São Paulo. Tel.: (011) 3113-3651. Das 19h30 às 21h30. Entrada gratuita.

    Leia tudo sobre: tony belloto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG