Tomie Ohtake cede escultura à faculdade da USP

SÃO PAULO ¿ Aos 94 anos, a artista plástica Tomie Ohtake continua a produzir obras impactantes. As formas geométricas características da obra da artista agora poderão ser vistas em uma grande escultura exposta ao ar livre em frente à entrada principal da FEA- USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo). Feita de aço inoxidável, com 13,5 m de comprimento, 12 m de largura e 5 m de altura, a obra foi uma doação de Tomie à faculdade, em homenagem aos 60 anos da instituição.

Marina Morena Costa, do Último Segundo |

Marina Morena Costa

Tomie Ohtake em frente a sua escultura

Mesmo com dificuldade de andar, apoiada em uma bengala, e com a voz bem fraca (quase um sussurro), Tomie Ohtake visitou a escultura na manhã desta quinta-feira (14). Quanto mais velha fico, menos voz tenho, disse, rindo para os jornalistas. Um grupo de operários trabalha na finalização da obra da artista, que será inaugurada no próximo sábado, em evento com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP.

Quero que esta escultura transmita um sentimento de força, definiu Tomie Ohtake, que não gosta de nomear suas obras. Não dou nomes. Prefiro que as pessoas sintam as obras. O próximo passo da artista já foi revelado: uma escultura com tubos, para ser exposta na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Carlos Roberto Azzoni, diretor da FEA, considera a escultura um presente da FEA para a comunidade FEA. A Tomie doou a escultura, nos entregou uma maquete. Porém, para concretizar o projeto, pagar material e a mão-de-obra fizemos uma campanha de arrecadação com 400 ex-alunos e empresas, que nos ajudaram através de leis de incentivo à cultura, explicou.

A presença da ilustre visitante chamou a atenção dos estudantes. Muitos tiraram fotos e fizeram filmes com celular. O estudante de jornalismo Stefano Azevedo, de 20 anos, fez um pedido inusitado, solicitou que a artista desenhasse um hipopótamo ¿ pedido que ele diz sempre fazer a artistas. Ela atendeu, mas à sua maneira (veja foto abaixo).

Marina Morena Costa

Tomie desenha "hipopótamo" a pedido de estudante

A Tomie é uma pessoa meio mística. Ela não dá nome para as obras, prefere que o público escolha. Gostei de vê-la ao vivo, disse o estudante, com a ilustração de Tomie nas mãos.

Leia mais sobre: Tomie Ohtake

    Leia tudo sobre: artes plásticasartistasesculturatomie ohtake

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG