Todos sob o sol da democracia no verão 2009 Por Amanda Valeri São Paulo, 16 (AE) - As altas temperaturas dos últimos dias nos principais Estados brasileiros tornaram-se convites tentadores para uma passadinha na piscina ou na praia. Estamos na primavera e muitas pessoas ainda estão suando na academia para conquistar o corpo ideal para o verão, mas o calorzão já deu uma noção inicial do que estará na moda nas areias e nas piscinas na próxima estação.

Algumas marcas do segmento já colocaram há alguns meses no mercado suas coleções e puderam sentir na última semana o gostinho do ritmo do verão 2009.

A grife capixaba Christina Coser recebeu influências retrô, focadas nos anos 50, 60 e 70. Drapeados, argolas e detalhes em metal aparecem nos maiôs e biquínis nas versões tomara-que-caia, cortininha e tops. Dentre as cores, a marca optou por tons fortes e vivos como amarelo, vermelho, azul, verde, roxo, coral, laranja e pink. A dupla (chiquérrima) branca e preta também ganhou espaço na coleção, como também as listras, florais e geométricos.

A sereia foi o norte para a criação da grife Salinas. Segundo a marca, o mito sensual que provoca desejo foi transportado para as peças da coleção verão 2009. Tecidos versáteis da linha K-Generation Doutex, com mistura de poliamida e lycra, proporcionam a sensação do algodão seco e "empapelado". Tules, transparências, jersey e malharia se misturam com o brilhante, o fosco, o opaco e o fluído. Os tons de azul predominam os modelos, que, para não ser um cenário monocromático, contrastam com o pink, lilás e amarelo-sol. Listas monocromáticas, desenhos elaborados a mão, ondas, gotas de água, conchas e estrelas alegram as peças da coleção, que ganham toques sofisticados com as dobraduras, babados, recortes, bolsos disfarçados e cristais Swarovski.

Já a Despi seguiu um caminho inovador e moderno: tricô com fios de raion e aplicações de resinas lapidadas são as principais apostas da grife. Para garantir elasticidade e conforto, a lycra é vista na maioria das peças, que chega acompanhada de modelos feitos em tear manual. As estampas ganharam a vez com rosas, corações e aplicações em couro de cabra. O mar invadiu a gama de cores, nas mais diversas tonalidades. O roxo e o verde água também aparecem na coleção.

Decotes profundos, busto estruturado (para dar aquele 'up' nos seios), calcinhas centropê e modelagens mais baixas são as principais modelagens vistas na coleção verão 2009 da grife Adriana Degreas. Apostando na tecnologia para proporcionar um caimento na medida certa para as peças, a marca utilizou o recurso de moulage na lycra. Os detalhes de metais em ouro amarelo chegam acompanhados dos tons laranja, rosa velho, branco e off White. As estampas de animais surgem no clássico branco e preto, e direcionado para as cores mais avermelhadas.

De volta aos anos 90

Acontece entre os dias 18 e 19 de outubro, no Expo Barra Funda, em São Paulo, a 18º Mercado Mundo Mix. Neste ano, o evento retorna ao galpão e relembra as primeiras edições com o tema "Old School de volta aos anos 90". As principais tendências da moda jovem urbana - roupas, acessórios e comportamento - estarão exposta para os paulistanos no próximo final de semana. A novidade de 2008 é a junção entre o Mercado Mundo Mix e a 12ª Convenção Internacional de Tatuagem (Espaços das Américas), formando, assim, o 1º Barra Funda Alternativa - Festival de Cultura Alternativa da Barra Funda. De acordo com a organização, o objetivo é mostrar ao visitante o mundo da arte de desenhar sobre a pele. Os organizadores esperam receber 25 mil pessoas durante os dois dias de evento.

Fique esperta!

Os acessórios conquistam a cada coleção um espaço mais importante no figurino feminino. E no próximo verão não será diferente. A coluna Da Passarela selecionou algumas das principais tendências para a estação mais quente do ano.

- De dia ou à noite, o metálico - tanto dourado como prateado - estará presente nos óculos de sol, relógios, pulseiras, bolsas, brincos, relógios e tiaras;

- O hippie e as influências étnicas também estarão presentes nas sandálias - como as de modelo gladiador, que virão cheias de tiras e detalhes -, nas pulseiras cravejadas de pedras e elaboradas a partir da madeira, e os colares e os brincos que terão sementes;

- Quer dar um toque de glamour ao look? Aposte na estampa píton, mais conhecida como croco: ela surge no verão 2009 em diversas cores - rosa, amarelo, verde, vermelho, azul - que dão um toque sofisticado ao figurino.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.