"Time": Lula é um dos 25 líderes mais influentes

Lista, dividida em quatro categorias, traz o presidente como um dos líderes mais influentes do mundo ao lado de Obama

iG São Paulo |

Reprodução
Reprodução de foto destacada no site da revista "Time"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos 25 líderes mais influentes do mundo, segundo a revista "Time", que divulgou nesta quinta-feira a sétima lista anual das 100 pessoas mais influentes.

A lista, dividida em quatro categorias, coloca Lula entre os líderes mais influentes ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. ( Veja a lista completa no site da revista "Time" (em inglês )

A princípio, a imprensa divulgou que Lula estava no topo da lista dos líderes mais influentes, mas, procurada pela reportagem do iG , a Time explicou que não existe um ranking.

A confusão aconteceu porque, no site da Time, Lula está como o número um na lista em que aparecem os mais influentes. A revista, porém, explicou que não há ranking e a "Time não faz distinção". Segundo a revista, ele é "um dos mais influentes".

"Líderes"

O perfil de Lula, escrito pelo documentarista Michael Moore, destaca que o presidente "é um legítimo filho da classe trabalhadora da América Latina". Moore afirma em seu texto que "aquilo que Lula quer para o Brasil é o que nós costumávamos chamar de Sonho Americano".

Além de Lula, estão na categoria "Líderes" o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o almirante Mike Mullen, e a presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi. ( veja a lista da revista "Time" por categoria )

Outro brasileiro que aparece na lista da "Time" é o ex-governador do Paraná Jaime Lerner, de 72 anos, na categoria "Pensadores". A revista destaca o trabalho de Lerner em sustentabilidade urbana. O texto ( leia em inglês ) foi escrito pelo prefeito da cidade de Vancouver, no Canadá.

"Heróis"

Na categoria "Heróis", a "Time" escolheu o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, de 63 anos, como um dos mais influentes por seu trabalho como enviado das Nações Unidas ao Haiti. O texto foi escrito pelo cantor irlandês da banda U2, Bono Vox, que defende que, "sem Clinton, o universo não seria tão amigável para os humanos".

Nessa categoria, também estão a sul-coreana Kim Yu-na, que este ano conseguiu o primeiro ouro em patinação artística para o seu país na Olimpíadas de Inverno em Vancouver, Canadá; o opositor iraniano Mir Hussein Musavi; e o ator Ben Stiller por seu trabalho na reconstrução de escolas no Haiti.

"Artistas"

Entre os artistas e celebridades, um dos destaques é a nova-iorquina Lady Gaga, que aos 24 anos conseguiu inúmeros sucessos mundiais com seu primeiro trabalho e com aparições surpreendentes.

"O trabalho de um artista é retratar - seja por meio de palavras ou sons, letras ou música - como é estar vivo em seu tempo. A arte de Lady Gaga captura o período que vivemos", afirma a cantora Cindy Lauper para a "Time" no artigo em que destaca a "admiração" que sente pela jovem artista.

Ainda estão nesta categoria a cineasta Kathryn Bigelow, que se tornou a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção por seu filme "Guerra ao Terror", a apresentadora Oprah Winfrey e o diretor de "Avatar", James Cameron.

"Pensadores"

Na categoria "pensadores", fazem parte da lista a arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid, o executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, e o ex-presidente do Federal Reserve Paul Volcker. A juíza norte-americana Sonia Sotomayor, de 55 anos, a primeira mulher hispana a chegar a um tribunal nos Estados Unidos, também está na lista da "Time". Ela foi escolhida por Obama, no ano passado, para ocupar o cargo.

    Leia tudo sobre: LulaTime

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG